Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Saiba mais

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

Brasileiro tem esperança de que as finanças vão melhorar.

Ícone - Data de Publicação 01/03/2018      Ícone - Autor SPC Brasil - CDL Barra Mansa



Foto - Brasileiro tem esperança de que as finanças vão melhorar.

< Voltar para notícias



A passos lentos, o humor do brasileiro com a economia do país e com a sua própria condição financeira vem apresentando melhoras, embora ainda permaneça em um patamar baixo. De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Indicador de Confiança do Consumidor (ICC) cresceu de 41,9 pontos em janeiro de 2017 para 43,6 pontos em janeiro de 2018, o que representa uma alta de 4% em um intervalo de um ano. 


O Indicador de Confiança é composto por dois componentes: o Indicador de Condições Atuais, que afere o cenário momentâneo da economia e da própria vida financeira e o Indicador de Expectativas, que avalia o que os consumidores esperam para os próximos seis meses.


Como parte da pesquisa, 78% dos brasileiros avaliam o atual momento econômico do país como ruim contra apenas 3% que consideram a situação ótima ou boa. Para 19%, a situação é regular. Quando o assunto é a avaliação da própria vida financeira, o percentual dos que consideram o momento atual como ruim cai para 40%, enquanto 14% avaliam a vida financeira de forma positiva. Outros 45% classificam o momento como regular.


Para o presidente da CNDL, José Cesar da Costa, a consolidação da volta da confiança é uma condição necessária para a retomada do consumo das famílias e dos investimentos entre os empresários e isso dependerá do aumento de vagas de emprego e ganhos reais de renda, depois de um longo período de queda. Nesse ponto, então, desemprego e preços altos são principais justificativas do lado ainda negativo no país.
 

Contudo, ainda segundo a pesquisa, 59% dos brasileiros estão otimistas com futuro da vida financeira para os próximos seis meses. Maior parte, contudo, não sabe explicar razões, apenas acreditam que coisas boas devem acontecer.
 

Outros motivos alegados por aqueles que acreditam na melhora da economia brasileira são a sensação de que as pessoas estão voltando a consumir (21%) e a percepção de que o desemprego começa a recuar (20%). Além disso, para 14% desses consumidores, os preços pararam de crescer na mesma velocidade de antes.
 

“Temos verificado esse aquecimento em nosso comércio. Em diferentes setores as pessoas estão voltando ao consumo e com o quadro de desemprego se normalizando a tendência de fato é melhorar. E a orientação, como representantes do nosso comércio, que damos aos consumidores, é a de que haja um maior controle sistemático do orçamento nesse período, tendo a importância de colocar a organização financeira como prioridade”, acredita Xisto Vieira Neto, presidente da CDL Barra Mansa.
 

Para finalizar a pesquisa do SPC Brasil, para os brasileiros entrevistados, os escândalos de corrupção são o principal entrave para o país se recuperar dos efeitos da crise.

 





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





OFICINA

SEI CLICAR

26/09/2018 18:30h CDL Barra Mansa

Aprenda a utilizar a internet, ferramenta fundamental na atualidade, para aumentar a visibilidade e as vendas do seu negócio.

Café da Manhã

CAFÉ DA MANHÃ - SETEMBRO

26/09/2018 07:30h CDL Barra Mansa

Evento gratuito voltado aos associados da CDL e Instituições públicas e privadas.

Palestra

Como usar as vendas de Natal para fidelizar Clientes

30/10/2018 18:30h CDL Barra Mansa

Esta palestra trabalha a importância do Atendimento Pós-Venda e das Estratégias e Políticas para manter clientes satisfeitos e encantados sempre.

CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!