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12/02/2021 CDL BM
2021 estava na expectativa de toda a humanidade.
Sabemos que não se pode – nem se deve – zerar ou esquecer momentos ou dias – muitos dias de um ano como 2020, de tamanho desafio e situações constantemente inesperadas e sem perspectivas, que muitas vezes tiravam a todos do rumo. Mas os dias nos quais o mundo viveu e passou em 2020 não serão apagados, e seguindo o conceito dos propósitos da vida, para tudo há um motivo, para tudo há um caminho, para tudo há esperança e oportunidade.
Então, cá estão os primeiros meses de 2021 a serem escritos em sua história. Na história de seu negócio.
E como todo começo exige, é preciso alocar esforços com um planejamento.
Focando na área empresarial: um plano estratégico de vendas, que possa auxiliar no aumento das vendas para sua empresa.
Ao fazer um planejamento em um mundo que vive ainda a pandemia, a primeira coisa que você deve pensar é sobre o cenário em que você está inserido. O Brasil é um país muito grande e a realidade não é a mesma para todos os estados ou regiões.
Aponte um “norte” em seu negócio.
O plano de vendas nada mais é que traçar os objetivos e metas de uma empresa. É apontar um “norte” a ser seguido pelos administradores da empresa, demostrando a meta a ser alcançada.
- Considerados os cenários vivenciados pelo seu negócio, é importante que você avalie qual foi o real impacto da pandemia para a sua empresa. Tudo precisa ser colocado na ponta do lápis;
- Entenda como é o comportamento do seu consumidor e como ele reagiu durante esse período;
- Identifique as causas dos principais gargalos gerados pela pandemia. Você precisa entender qual é o seu maior problema no momento, para dar prioridade a ele no momento da solução. Se for preciso reconstruir uma reserva de emergência, por exemplo, isso é o que deve ser priorizado, antes de se fazer qualquer outro tipo de investimento;
- Construa e execute planos de ação. Você pode fazer uma tabela, constando o que deve ser feito, por quem deve ser feito, quais são os recursos necessários para isso, qual o prazo para execução da atividade etc;
- Os colaboradores do seu estabelecimento também devem ser envolvidos no planejamento pós-pandemia, principalmente nas ações que envolvem o atendimento aos clientes;
Por mais que haja ansiedade em retomar as atividades do seu negócio, é importante compreender que as coisas demorarão a voltarem a ser como eram antes. E cada etapa dentro da empresa precisa ser analisada, reavaliada e replanejada conforme as necessidades que surgirão pelo caminho.
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