Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Saiba mais

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

3 de outubro – 186 anos de Barra Mansa. Você conhece nossa história?

Ícone - Data de Publicação 03/10/2018      Ícone - Autor Thais Mattos



Foto - 3 de outubro – 186 anos de Barra Mansa. Você conhece nossa história?

< Voltar para notícias



Mesmo tendo estudado a história de Barra Mansa na escola, acompanhado as ações comemorativas que o município e as entidades promovem ao longo de todos esses anos...é difícil lembrar com clareza como se criou essa cidade e o que fez parte do progresso dela. Quem chegou primeiro, quem participou ativamente da fundação, como ela se formou e o que representa seus 186 anos de história...São muitos meses...são muitos dias...muita VIDA, muita HISTÓRIA, muitos ACONTECIMENTOS  e que bacana poder revivê-los em datas como essa, o aniversário da cidade.
Essa é a nossa intenção, ao fazer um resumo bem rápido, sobre como se formou e as conquistas de nossa Barra Mansa, na certeza de muito ainda acontece e está por vir.


Sim, muito acontece...temos nossa Orquestra Sinfônica pelo mundo; temos crianças, jovens e adultos das mais diversas áreas sendo destaques na sociedade e no mundo profissional; temos as entidades sendo representadas em todo o Brasil; temos cultura, educação das escolas aqui sempre presentes; temos negócios crescendo, nosso comércio sempre forte e ativo; temos exemplos sendo espalhados pelo Brasil afora e pelo mundo. Temos 186 anos que acontecem diariamente dentro de cada um desses e tantos outros espaços e dentro de cada família. 


Há muito a se comemorar. E há muito a relembrar. 

Então vamos lá...de volta ao passado, com informações retiradas do Wikipedia:

- A população de Barra Mansa é composta por descendentes de imigrantes europeus (principalmente portugueses, italianos, e espanhóis), mas também de franceses e alemães, além de uma dinâmica colônia sírio-libanesa, assim como também de ameríndios e de descendentes de africanos.

- Apresentamos a segunda maior população da mesorregião Sul Fluminense, com mais de 528 unidades industriais, um grande entroncamento ferroviário, rodoviário e fluvial em uma região privilegiada, próxima às duas maiores metrópoles brasileiras: Rio de Janeiro e São Paulo. 

- Possuímos um forte e tradicional centro comercial, vital para a economia do município. Cerca de 60% na geração de emprego e renda da cidade deve-se ao setor do comércio.

História:
Em 1764, o Vice Rei do Brasil, D. Antônio Álvares da Cunha, concedeu uma sesmaria ao fazendeiro Francisco Gonçalves de Carvalho. Assim nascia nessas terras a primeira edificação da Vila de São Sebastião da Barra Mansa. Construída às margens do Rio Barra Mansa e do Rio Paraíba do Sul, a fazenda da Posse, datada de 1768.
Em 1765, José Alberto Monteiro também obteve do vice-rei uma sesmaria à margem do Rio Paraíba, onde é hoje a cidade de Volta Redonda. Com o passar dos anos, estas sesmarias foram mudando de donos, até que, por volta de 1827, chegaram, por herança, às mãos do Coronel Custódio Ferreira Leite, o Barão de Aiuruoca, fundador do município. A partir daí, o local tornou-se ponto obrigatório de passagem de tropas de viajantes a caminho de portos marítimos. Em 1800, nas terras de Henrique Magalhães, bem próximas à foz do rio Barra Mansa, já existia um engenho e uma capela. Aos poucos, um pequeno núcleo populacional começou a surgir e o início do povoamento animou o Coronel Custódio Ferreira Leite, que mandou construir outra capela, à margem direita do Paraíba, também dedicada a São Sebastião, localizava-se quase em frente à Fazenda Ano Bom, na margem oposta do rio.
O pequeno povoado foi crescendo e, em 3 de outubro de 1832, graças a um ofício dirigido à Assembleia Geral Legislativa do Império, foi criada a Vila de São Sebastião de Barra Mansa, passando a fazer parte da vila terras desmembradas das vizinhas Resende, Valença e São João Marcos. 


Cronologia de eventos históricos
Em 1768, é feita a construção da primeira edificação de Barra Mansa a fazenda da Posse;
Em 1860, Barra Mansa foi o maior produtor de café do país;
Em 1874, o Palácio Barão do Guapi ganhou um grande jardim que atualmente é o Parque Centenário;
Em 1871, Barra Mansa foi visitada pela Princesa Isabel filha de D. Pedro II ,e também seu marido Conde d’Eu para a Inauguração da Estação Ferroviária;
Em 1908, Barra Mansa montou o primeiro clube de futebol da região o Barra Mansa Futebol Clube;
Em 1911, o Barra Mansa Futebol Clube se tornou o primeiro clube profissional do Brasil;
Na década de 1930, Barra Mansa foi o maior produtor de leite do país, com 500 mil litros;
Em 1937, Barra Mansa Inaugurou as duas primeiras indústrias metalúrgica da região a Siderúrgica de Barra Mansa  e a Companhia Metalúrgica de Barbará;
Em 1946, Barra Mansa foi a primeira cidade do sul fluminense a incentivar o basquete, graças ao incentivo de Nelson Geraidine, o fundador da quadra do colégio Barão de Aiuruoca;
Em 1962, Barra Mansa foi o quarto maior produtor de leite do mundo.

A foto que ilustra nessa matéria, representa o painel elaborado pela CDL de Barra Mansa em comemoração aos 186 anos da cidade e que estará no centro de Barra Mansa à disposição da população para fotografias!

Fonte: Wikipedia
 





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





Palestra

Como usar as vendas de Natal para fidelizar Clientes

30/10/2018 18:30h CDL Barra Mansa

Esta palestra trabalha a importância do Atendimento Pós-Venda e das Estratégias e Políticas para manter clientes satisfeitos e encantados sempre.

CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!