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14/05/2020 CDL BM
Vaca Roxa, já ouviu falar nessa tese?
Essa ideia vai permitir que você repense a maneira com a qual concebe seus produtos ou serviços.
Até hoje, a ideia da vaca roxa é a melhor representação do produto que em si carrega o marketing viral.
Tudo começa com uma viagem pelo interior…
No seu livro, Seth Godin conta a história seguinte:
Durante uma viagem pela França há alguns anos, ele e sua família estavam encantados pelas centenas de vacas que povoavam as pastagens encantadoras ao lado da estrada.
Por dezenas de quilômetros, olhavam pela janela, maravilhados pela beleza deste cenário. E então, dentro de alguns minutos, começaram a ignorar as vacas.
As novas vacas que iam aparecendo eram exatamente como vacas que a gente já tinha visto, e aquilo que tinha sido incrível agora era comum.
Pior do que comum: entediante.
Com essa história, Seth Godin nos apresenta justamente um dos principais problemas que afeta o marketing moderno: na sua maioria, os produtos são iguais e não oferecem nada realmente distinto ao cliente.
Imagine o que aconteceria se, no meio daqueles pastos do interior da França, Seth Godin e sua família tivessem avistado uma vaca roxa. Isso, sim, seria notável.
O que é uma Vaca Roxa?
Por que ela produz resultados tão fenomenais?
Segundo Seth Godin, uma vaca roxa é um produto, um serviço ou uma empresa que é única e notável. É algo que cativa sua atenção e não a solta, e leva você a falar dele com todo mundo.
Ou seja, a Vaca Roxa é a estratégia máxima de diferenciação.
Ela gera nas pessoas uma vontade irresistível de comentar ao seu respeito. Ela vira assunto de conversa em todos os círculos sociais. Ela é memorável, provocadora. E as pessoas percebem ela como uma oportunidade para se destacar. E essa é a essência do marketing viral.
Algo notável merece ser mencionado, merece a atenção de todas. Coisas entediantes rapidamente se tornam invisíveis.
O mundo está cheio de coisas entediantes – vacas marrons – é por isso que tão poucas pessoas prestam atenção.
O marketing notável é a arte de incluir características dignas de atenção no próprio produto ou serviço. Não apenas tacar a função de marketing em cima do produto.
o poder que uma Vaca Roxa pode trazer a sua empresa.
Vamos recapitular então!
Uma vaca roxa é um produto, um serviço ou uma empresa que é única e notável. É algo que cativa sua atenção e não a solta, e leva você a falar dele com todo mundo.
O que você precisa lembrar é o seguinte: a potência da Vaca Roxa é a lucratividade que ela possibilita para a empresa.
Em um momento inédito como esse, em meio a uma pandemia em que o mundo enfrenta, que faz empresários – dos mais inúmeros segmentos – busquem análises, novos caminhos, estratégias e alcances de público, consigam identificar a “vaca roxa” em seu negócio: seja ela na forma de atendimento, na forma de venda, no carinho especial ao cliente, no produto diferente ou na forma como mostra seu produto/seu serviço – fazendo-se capaz de ser NOTADO.
Uma leitura e estudo nesse sentido, ajudarão bastante nesse momento.
Fica aí essa dica: Vaca Roxa – autor Seth Godin.
Fonte Martin Messier
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