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Especial Semana do Consumidor: Como transformar o Instagram em aliado de vendas?

Ícone - Data de Publicação 17/03/2020      Ícone - Autor Thais Mattos



Foto - Especial Semana do Consumidor: Como transformar o Instagram em aliado de vendas?

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O aplicativo que conta com mais 1 bilhão de usuários ativos e tem apresentado anualmente crescimento no número de seguidores em perfis de marcas brasileiras, tem suas características e atrativos para esse público que acompanha fotos, notícias e está, cada vez mais, seguindo e se interessando por produtos ali divulgados. Um consumidor que “segue” pelo “olhar” mas que finaliza compras e contatos após a busca por credibilidade, confiança e bom atendimento.


Para transformar o Instagram em seu principal aliado de vendas, é preciso entender as especificidades desta rede social e seguir algumas estratégias que vão evidenciar sua marca e alavancar os negócios.


Fotografias e postagens


O sucesso de uma marca está totalmente associado ao branding, no qual a imagem é um dos elementos chave para criar uma identidade visual que realmente a represente. Portanto, antes de começar a publicar as fotos, procure entender e definir o conceito da sua loja e a sensação que você deseja despertar em seus clientes. Mais do que utilizar o Instagram para divulgar seus produtos, as fotos devem representar um estilo de vida que seja coerente ao da sua marca.


Dicas: você pode publicar imagens do processo de fabricação dos produtos, montagem de vitrines, e até dos bastidores da sua loja com interações dos funcionários. Uma boa iluminação, técnicas básicas de fotografia e um filtro, já tornam a imagem muito mais atraente.


O objetivo é provocar um sentimento agradável de quem irá visualizar as fotografias para, assim, obter maior interesse em visitá-la e até virar um cliente fidelizado.


Legendas


Dicas: tenha um texto claro e objetivo possível para não gerar confusões e incoerências. Por isso, evite ambiguidade e procure estudar os termos e linguagens mais adequadas ao seu público.
Não se esqueça das hashtags #  elas exercem a função de marcadores de conteúdo e fazem muita diferença na hora de gerar engajamento no Instagram. Hoje, recomenda-se o uso de cinco, no máximo, sempre após a descrição.


Conquiste o público


Utilize a opção do Instagram “adicionar o local” em suas fotos, para que os clientes que estiverem próximos da sede da sua loja virtual criem interesse pelos seus produtos – levando em consideração que o processo de entrega ou troca será mais rápido.


Além disso, não deixe de fazer um planejamento das suas publicações e fique atento ao número de postagens. Quando muitas fotos são publicadas seguidas da outra, os usuários costumam parar de seguir a marca. 


Sorteios e parcerias


Sorteios e parcerias são uma excelente abordagem para conquistar potenciais clientes e uma maneira de aumentar a audiência da sua marca. Contudo, não deixe de seguir as regras instituídas pela Caixa Econômica Federal para que o sorteio ocorra dentro da regularidade.


Anúncios


Com relação aos anúncios, em 2015, o Instagram passou a liberá-los. Para aproveitar o recurso, você deve ter uma conta no Facebook for Business vinculada a ele. Para isso basta acessar o site Gerenciador de Negócios e criar uma conta para poder anunciar. Pode levar um tempo até que seu anúncio seja aprovado, mas após a aprovação, o conteúdo será divulgado no período selecionado.


Stories


Outro meio eficiente de divulgar a uma marca é através dos stories do Instagram. Além de filtros divertidos, existem diferentes funcionalidades que podem tornar seu perfil mais interativo para seus clientes. Mas lembre-se que os stories só ficam disponíveis por 24 horas. Além disso, o Instagram passou a disponibilizar o IGTV, uma extensão que tem como foco a divulgação de vídeos mais longos, com duração de até uma hora. Diferente do stories, este formato não apaga as publicações após 24h.


Essas ferramentas são ideais para divulgar os seus produtos, vender pelo Instagram e mostrar os bastidores da sua loja. Compartilhando essa jornada, prática conhecida como storytelling no marketing de conteúdo, você fará com que seus seguidores sintam-se parte do universo de sua marca.


Existem muitos recursos e muitos assuntos que envolvem essa grande ferramenta de divulgação, informação, contato e vendas. 


Leia sempre sobre o assunto, visite perfis de concorrentes, de empresas nacionais e internacionais relacionadas ao seu setor e encontre a melhor forma de interagir e se mostrar para o grande público ali disposto a conhecer VOCÊ! Aproveite!





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