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Especial Semana do Consumidor: Como se aproximar de seu cliente pelo WhatsApp?

Ícone - Data de Publicação 18/03/2020      Ícone - Autor Thais Mattos



Foto - Especial Semana do Consumidor: Como se aproximar de seu cliente pelo WhatsApp?

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Que tal um guia para você utilizar esse recurso com sucesso?


No Brasil, são 120 milhões de usuários ativos no WhatsApp, segundo a plataforma. Isso mostra que grande parte dos consumidores utiliza o recurso e pode estar disposta a manter contato com lojas pelo app.


Diante dessa possibilidade, que pode melhorar as vendas e aproximar clientes, existem maneiras corretas de se comunicar.
Para Felipe Chaves, especialista em marketing digital, a relação com clientes pelo WhatsApp trata-se de um contato mais pessoal e, por isso, é um trabalho para cada loja executar com seus próprios clientes. “Conseguir os dados dos consumidores no momento da compra na loja é fundamental e atrelá-los a informações de consumo ajuda a compor a estratégia”, pontua. Para ele, ao coletar as informações pessoalmente, é preciso deixá-los cientes de que, eventualmente, serão acionados pelo WhatsApp para vantagens exclusivas. Mas ele alerta: “Ser considerado inconveniente é um risco quando a estratégia não é executada com precisão”.


Para evitar erros, seguem algumas dicas para atrair os clientes para a loja pelo WhatsApp. 


Crie um banco de dados eficiente


Salve os números dos clientes atrelados a características de compras deles. Por exemplo, em uma loja de roupas, saiba quais tipos de peça o cliente mais compra.


Conheça os recursos


Na versão WhatsApp Business, também gratuita, há estatísticas, envio de respostas automáticas e categorização dos contatos. Isso ajuda a otimizar o atendimento.


Personalize seu aplicativo


No avatar, coloque o logo ou uma foto da loja, assim como no nome que aparece para os contatos. Ao enviar a mensagem, pode se apresentar com o seu nome.


 


Caso não consiga ter um funcionário dedicado a ações no app, defina quem na loja vai utilizá-lo. Pode ser mais de uma pessoa, desde que todos utilizem o aplicativo da loja e não o pessoal.


Use linguagem coloquial


Converse amigavelmente com os clientes, mas seja objetivo nas mensagens. Chame-o pelo nome, use emojis adequados para descontrair e acionar emoções. 


Faça um bom primeiro contato


O cliente foi até a sua loja, comprou (ou não) e aceitou deixar o contato de WhatsApp. Envie uma mensagem de boas-vindas, objetiva, agradecendo a escolha e avisando que, eventualmente, enviará novidades e promoções da loja. Diga que ele pode entrar em contato por esse canal, se precisar, e deixe a opção de negar o recebimento de mensagens futuras.


Não incomode


Uma mensagem por semana é suficiente para manter o contato com seu cliente e informá-lo das novidades da loja. Sinta como cada cliente reage.


Use, mas não abuse das fotos


Enviar fotos de produtos é uma ótima maneira de apresentar novidades para os clientes sem que eles precisem entrar na loja, despertando o desejo e atraindo-os para a loja. Mas seja econômico num primeiro momento. Envie no máximo três imagens e pergunte se a pessoa deseja receber mais fotos dos produtos e quais.


Tire boas fotos


Os produtos precisam estar apresentáveis. Preste atenção na composição, organize os produtos, encontre uma boa iluminação e atenção ao foco!


Aproveite datas comemorativas


As datas comemorativas são uma boa desculpa para fazer promoções e atrair os clientes. Uma opção é criar uma oferta especial para o aplicativo.
Seja criativo em sua comunicação!! Estabeleça uma relação próxima na medida certa e...boas vendas!

 

Fonte: Revista Varejo SA





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