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Dicas práticas de neurovendas para sua loja

Ícone - Data de Publicação 06/06/2018      Ícone - Autor CDL Barra Mansa



Foto - Dicas práticas de neurovendas para sua loja

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O Neuromarketing está em voga desde o lançamento do livro “A lógica do consumo”. Um estudo do pesquisador Martin Lindstrom, sobre o tema. Os resultados mudaram a forma como as empresas elaboram suas campanhas de marketing. Temas até então secundários, enquanto outros como  anúncios tradicionais revelaram trazer profunda rejeição por parte do consumidor. 
Assim trazemos aqui várias dicas para você tirar bom proveito deste novo conceito de marketing em sua empresa.

 

 Ambiente interno da loja

 

  • Crie provadores amplos onde o cliente se sinta à vontade para experimentar. Cabines muito pequenas  onde mal podemos nos movimentar são um motivo a mais para o cliente desistir da peça. Utilize luzes quentes, elas valorizam o caráter emocional nas decisões e trazem sensação de saúde e acolhimento.
  • Mantenha a loja com um aroma constante e com músicas agradáveis ao fundo, sem prejudicar o tom de voz das pessoas. Se possível, faça um jingle para sua empresa. Isso é muito poderoso na construção da marca de sua loja.
  • Cuidado com a iluminação da loja. Ela valoriza seus produtos. Ambientes claros demais passam a sensação de intocáveis, de extrema limpeza e esterilidade. Penumbras e ambientes com pouca luz criam atmosferas de subjetividade e enigmáticas. Boas para ambientes românticos, por exemplo. 

 

Preços e produtos

 

  • Produtos essenciais, mais baratos, devem ficar perto do caixa. Os de maior valor agregado e menos essenciais, devem estar dispostos ao nível dos olhos, perto da entrada da loja. Peças a R$3,98 vendem melhor do que a de R$4,00. Disponha as peças em promoção em etiquetas com corres diferentes das habituais. Preferencialmente em cores quentes.

 

A temática da escassez

 

  • A escassez estimula as pessoas a tomarem decisões de compra imediata. Quando algo está em promoção “por tempo limitado”, em  “quantidade limitada” ou quando outra pessoa também quer o produto, o cliente tende a fechar a compra mais prontamente. O problema é quando as lojas mentem e o “só até hoje” dura para sempre. Ninguém mais vai acreditar em sua empresa se fizer isso.

 

Neurônio Espelho

 

  • Mesmo que não percebamos, nos espelhamos em figuras e pessoas idealizadas por nós mesmos. Utilize fotos e vídeos de pessoas usando os produtos da loja. Isso é particularmente efetivo quando falamos de postagens em redes sociais.


O poder das cores 

 

  • Preto é essencial em marcas que remetem luxo e sofisticação. 
  • Vermelho ativa os instintos. Muito efetivo em negócios de alimentação, relacionamentos, paixões esportivas, sensualidade etc.
  • Azul remete a tranquilidade, placidez e frescor.  Cria ambientes relaxantes, onde se deve permanecer concentrado por muito tempo. Nestes casos, privilegie as linhas horizontais na arquitetura. Elas vão reforçar o efeito de conforto. 
  • Lilás tem conotação intuitiva e mística. Ideal para ambientes como clínicas de bem-estar, cuidados pessoais e trabalhos terapêuticos.
  • Amarelo estimula o aprendizado a a sensação de transparência nas negociações. 
  • Laranja estimula a criatividade e, usado em grande escala, faz com que os clientes permaneçam menos tempo na loja. 
  • Verde remete a procedimentos de saúde ou a atividades de cunho socioambiental. 
  • O branco, por fim, é uma boa base de apoio para o uso de todas as outras cores. Usado em larga escala, cria ambientes que remetem à limpeza, clareza e integridade, mas pode trazer um caráter bastante impessoal ao seu negócio. Tenha cuidado. 
     




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