Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Simule aqui

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

ASSOCIE-SE

Clique e associe-se agora.

Seja um associado

Aviso sobre Cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Como as lições do mercado de games podem ajudar as PME?

Ícone - Data de Publicação 04/07/2018      Ícone - Autor CDL Barra Mansa



Foto - Como as lições do mercado de games podem ajudar as PME?

< Voltar para notícias



Os games são a maior indústria do entretenimento de hoje, superando com folga o faturamento de Hollywood, a potência mundial do cinema.  Seus conceitos têm inspirado pequenas empresas em todo o mundo, aprendendo com quem já possui um ótimo resultado. 

 

Nos dias de hoje, os jogos são o formato de mídia com maior poder de engajamento no mundo. Ou seja: Nenhuma novela, rede social ou programa de auditório ou qualquer outra forma de entretenimento é capaz de manter o público mais tempo dedicado a ele do que os jogos eletrônicos. Sejam eles nos smartphones, computadores ou consoles. 

Os conceitos capazes de manter esta indústria tão forte podem também ajudar sua empresa. Veja alguns exemplos:

 

Reconhecimento pelo resultado com Space Invaders:

 

Em 1978 nasceu o Space Invaders, um jogo simples, onde o jogador passa horas “atirando em navinhas”. Grande parte deste sucesso se deve ao HIGH-SCORE, no qual o melhor resultado fica em destaque durante todo o jogo.  

Utilize este conceito para estimular o alcance de metas na sua empresa! Mantenha um ranking atualizado com os melhores resultados e valorize esta competição entre a equipe. Não é somente a recompensa financeira. O reconhecimento do sucesso em seu grupo pode estimular muito o desempenho individual da equipe. 

 

Gamificando a capacitação:

 

Quem nunca trouxe um novo procedimento para a empresa, cheio de empolgação, e recebeu em troca um balde de água fria da equipe ricamente temperada com frases do tipo: 

 

“Não tenho tempo para isso... É realmente necessário?”

 

Quando isso acontece, os jogos são uma boa forma de atrair o interesse dos colaboradores. 

É comum ver crianças e até mesmo adultos passarem horas focados em um único jogo. Isso só ocorre porque os jogos fornecem constantemente feedbacks que indicam se ele está no caminho correto, trazem reconhecimento por cada conquista e exibem os resultados do jogador para todos ao redor. 

 

Este método é chamado de “gamificação”. Excelente ferramenta para engajar pessoas em algo que, de outra forma, elas não gostariam de fazer. 

 

Você pode aplicar isso na empresa criando “jogos” para o aprendizado e capacitação. Neles, a cada etapa vencida os colaboradores alcançam categorias diferentes, com premiações proporcionais e exibição constante do ranking junto a toda a equipe. 
O Waze utiliza este sistema para estimular seus usuários a enviar informações para o aplicativo. O Trip Advisor também, criando as categorias bronze, prata ouro e até platina entre seus usuários. O mesmo faz o Mercado Livre com seus vendedores e compradores. 

 

Já pensou em fazer o mesmo com seus clientes? Criando rankings e sistemas de recompensa dos quais eles gostariam de participar? 

Pense nisso! Se estas ferramentas simples foram tão úteis para fazer desta indústria um gigante mundial, certamente pode ajudar muito a sua empresa. 
 





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!