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Barra Mansa: reaquecimento das vendas e expectativa de que o movimento continue forte até final de fevereiro

Ícone - Data de Publicação 07/02/2022      Ícone - Autor CDL BM



Foto - Barra Mansa: reaquecimento das vendas e expectativa de que o movimento continue forte até final de fevereiro

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A temporada de venda de materiais escolares está aberta desde o começo do ano, mas a retórica de que o “brasileiro deixa tudo pra cima da hora” está mais forte que nunca e comprovada através do corre-corre nas lojas especializadas em papelaria. Em Barra Mansa, o setor tem observado o reaquecimento das vendas e a expectativa é que o movimento permaneça até o fim de fevereiro. De acordo com os lojistas, as buscas dos pais e responsáveis às papelarias para providenciar cadernos, canetas, lápis, borrachas, estojos, mochilas e tudo o mais o que forma o “arsenal” dos estudos ainda está a todo vapor.


 
Conforme os empresários do ramo, o movimento em vendas – tanto nas papelarias quanto em lojas de utilidades – tem aquecido o comércio de Barra Mansa. Eles lembram que as vendas já começaram em dezembro do ano passado, mas o maior movimento foi registrado entre a última semana de janeiro e deve seguir nessas próximas semanas de fevereiro, já que a maioria dos consumidores deixa para fazer a compra do material próximo ao início do ano letivo. Essas devem ser as semanas de maior fluxo de clientes na cidade.


 
De acordo com a CDL Barra Mansa, o período não somente fomenta os ramos de material escolar mas também outros segmentos, como vestuário, acessórios, presentes e até mesmo a gastronomia. “Datas como essa são sempre uma chance de girar a economia em nosso município e uma oportunidade excelente para atrair clientes de outras cidades, bem como buscar a fidelização do consumidor que está em busca de qualidade do produto e pesquisa de preços. Então, aproveite para promover um bom atendimento e ajudar quem busca por praticidade e soluções”, diz Leonardo dos Santos, presidente da entidade.


 
A expectativa para o retorno das aulas presenciais foi muito aguardada não só pelas crianças, como também pelos lojistas dos setores que envolvem o evento. Proprietária de uma papelaria com três lojas na região, Carolina Ferreira diz que itens mais procurados variam de acordo com a faixa etária dos estudantes. “Mas, em geral, os cadernos e fichários são muito procurados, as capas mais atuais, licenciados e também materiais de uso pessoal como canetas, lapiseiras, borrachas”, enumera a lojista, lembrando que os consumidores que decidirem efetuar suas compras no seu estabelecimento têm facilidade no pagamento. “Nós oferecemos diversas formas de pagamento como dinheiro, PIX, cartões de débito e crédito e parcelamos também. Para facilitar ainda mais, colocamos alguns itens em promoção, como mochilas e estojos”, acrescenta.


 
Outra lojista especializada em itens de papelaria na região conta que verificou um movimento diferenciado desde dezembro. “Estamos vendo as famílias mais empolgadas com essa volta ao presencial. Vemos a presença das crianças este ano para a compra do material, o que ano passado quase não teve. Como iam ficar em casa, os responsáveis compravam somente o necessário e o restante iriam aproveitar o que já tinham em casa mesmo”, explica Christiane Mohalem. Entre os itens mais procurados, a empresária também destaca os cadernos, estojos, mochilas e canetas. 


 
Sobre os preços dos produtos, a lojista informa que houve um aumento considerável em relação ao ano passado. “A cada compra tem um reajuste, está difícil de conseguir segurar o preço. Mas já oferecemos três tipos de orçamentos prontos, com o valor de barato, intermediário e o valor com os produtos melhores. Isso já adianta bastante a vida do consumidor”. Vale lembrar que, de acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), os preços desses produtos subiram, em média, entre 15% e 30% em 2022, impulsionados pelo preço das matérias-primas e pela alta do dólar nos últimos dois anos. 


 
Outras facilidades disponibilizadas na papelaria de Christiane são as redes sociais e o sistema de entrega. “Temos nosso WhatsApp para pedidos, orçamentos e vendas; Instagram, onde postamos todas as novidades que chegam; e agora também trabalhamos com delivery. Com isso, até as pessoas que não estão saindo de casa têm acesso à informação e facilidade para comprar. Ah, também temos o serviço de fazer etiquetas personalizadas e encapar o material. Resumindo: o cliente pode fazer absolutamente tudo da sua casa ou de seu trabalho”, destaca Christiane Mohalem. 





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