Logotipo | Portal CDL Barra Mansa

CERTIFICADO DIGITAL

Faça conosco seu cartão de segurança em transações online.

Saiba mais

UNIMAX

Plano de Saúde com a melhor tabela da cidade.

Saiba mais

SPC CONSULTA

Associado, faça aqui suas consultas de SPC.

Realizar Consulta

Até que ponto o sucesso depende da sua atitude pessoal?

Ícone - Data de Publicação 31/08/2018      Ícone - Autor André Oliveira e Canal Endeavor



Foto - Até que ponto o sucesso depende da sua atitude pessoal?

< Voltar para notícias



Day One é um evento anual da Endeavor, no qual empresários dividem suas experiências sobre o um momento chave em que decidiram transformar sua realidade. Paola Carosella palestrou na edição 2017 e trouxe reflexões valiosas para um bom empreendedor. 


Resumidamente, ela veio de uma família de classe média-baixa na Argentina com infância difícil, estudou gastronomia, fez estágios em restaurantes de Paris e, com a morte prematura dos pais, usou o dinheiro da herança para empreender no Brasil. Sim, este mesmo Brasil do qual a maioria reclama tanto todos os dias. 


Atravessou crises, preconceitos contra mulheres e estrangeiros, teve 7 sócios em um único restaurante, um casamento falido e algumas atitudes que chamam a atenção para superar estas dificuldades. Selecionamos  algumas que podem ser bastante úteis na sua empresa:

 

Empresário não abandona a empresa.

 

Seja pela demanda excessiva no escritório, ou mesmo pelo cansaço que o tempo traz, é comum empresários abandonarem a essência do negócio e delegar a colaboradores ou terceiros. A falta do empreendedor faz com que a empresa perca sua essência como diferencial competitivo e, consequentemente, perde  clientes.
Você passa tempo demais no escritório, restringe seu expediente das 10h às 14h ou emenda todos os feriados? Fique alerta, sua empresa precisa de você. 

 

Cuidado com a auto piedade e tenha atitude.

 

Com o passar dos anos, muitas empresas entraram em uma espécie de “limbo evolutivo” devido à situação econômica do país. Não vão tão bem a ponto de valer à pena, e nem tão mal a ponto de fechar as portas. O empreendedorismo cede lugar à  acomodação e o empreendedor assume a posição de vítima das circunstâncias. 
Não espere que a vida lhe coloque contra a parede para tomar as decisões necessárias. Assuma o controle, aja e não perca tempo reclamando! Este é um dos diferenciais comuns encontrados nos vencedores. 

 

Quebre o protocolo

 

Há momentos em que é preciso tocar com firmeza em pontos delicados do cotidiano. Em certo ponto, Paola quebra o protocolo da palestra e pontua: “Temos muitos colaboradores que são negros. Vocês acreditam que tem muitos clientes que não olham para eles? Que pedem para ser atendidos por brancos? Isso á algo que tem que mudar.”
Quando uma empresa reconhece seu papel no meio social, ela precisa ter seriedade em seus propósitos, mesmo que isso implique desafiar a opinião de clientes. Afinal, quantas empresas teriam coragem de vir a público, questionar o posicionamento de seus clientes em um tema tão delicado como o racismo velado no Brasil? Sua empresa já agiu de forma semelhante? 

 

Qual a razão de seu negócio existir?

 

Sua empresa é importante para quem compra? Por que? Em um dado momento, 
Paola precisou tirar todos os sócios do negócio, realinhar seus objetivos e retornar para a cozinha. 
Seu negócio está  já há algum tempo lutando sem sucesso contra forças que parecem intransponíveis? Vale à pena seguir como está ou é hora de mudar significativamente? Dependendo da resposta, talvez você esteja precisando de um Day One. 

 

As verdadeiras lições você aprende no inferno, não no paraíso.

 

“Eu já errei o suficiente para saber quais pessoas teriam características que são complementares às minhas para podermos crescer juntos” - destacou Paola. Esteja atento a isso. É comum ver empreendedores que fecham os olhos para seus erros e perdem a oportunidade de aprender com eles. Não se iluda com os louros dos prêmios. Uma empresa é construída de dentro para fora e só progride diante da capacidade de seus integrantes em serem corajosos para tentar, inteligentes para aprender ao errar e humildes ao vencer.

 

Confira a palestra completa no canal da Endeavor no You Tube.

Imagem: You Tube





< Voltar para notícias



Compartilhar:

CURSOS E EVENTOS





CONECTE-SE ÀS REDES SOCIAIS

Acompanhe as redes sociais da CDL Barra Mansa e fique por dentro de todas as novidades!