11 Dicas de segurança digital que sua empresa precisa seguir.

Ícone - Data de Publicação 05/01/2018      Ícone - Autor André Oliveira - CDL BM

Foto - 11 Dicas de segurança digital que sua empresa precisa seguir.

1. Anti-vírus falso:

Ferramentas se passam por “anti-vírus” para acessar dados de administrador do computador. Utilize apenas antivírus de empresas confiáveis.

2. Atualize o sistema operacional de seus computadores, tablets e smartphones:

As atualizações vêm com novas proteções contra vírus criados recentemente. O maior ataque cibernético de 2017 ocorreu em computadores nos quais não foi tomado este cuidado. Dados foram sequestrados de computadores em diversos locais e as vítimas tiveram que pagar resgate aos hackers para ter suas informações devolvidas. Sistemas operacionais piratas não podem ser atualizados neste sentido.

3. Atenção à instalação elétrica:

Gambiarras, instalações elétricas precárias e má ventilação dos aparelhos são causas de acidentes graves como incêndios e perda de dados em computadores de empresas.

4. Confira se o site é seguro:

Antes de informar qualquer dado importante em algum site, confira se ele é seguro. Endereços de sites comuns começam  com “http://”, já os sites seguros começam com “https://” e comumente aparecem com um pequeno cadeado na barra de endereços.

5. Alerta ao “espetar” o pendrive ou HD externo:

Jamais permita que sua equipe utilize pendrives ou HDs pessoais nos computadores da empresa. Eles são porta de entrada para vírus. Caso seu uso seja necessário, faça escaneamento das unidades antes de usar, utilize sempre o mesmo computador para isso.

6. Fotos no celular:

Não tire fotos de documentos importantes ou senhas com seu smartphone. Mesmo que você as apague depois, a maioria delas fica armazenada na nuvem em sua conta pessoal do aparelho e podem ser acessadas por hackers assim como ocorre com as fotos íntimas das celebridades.

7. Troque a senha do roteador WIFI:

Ao configurar o roteador, mude as senhas padrão. Isso previne invasões em internet bankings, por exemplo;

8. Cuidado com o WIFI grátis:

Redes de WIFI gratuitas são abertas ao público e deixam seus aparelhos muito vulneráveis à invasões. Evite utilizá-las e jamais faça uso destas redes para executar operações financeiras.

9. Faça “escaneamento da rede” com seu antivírus:

Você pode escanear regularmente seu computador, mas o vírus pode ficar escondido no roteador de internet ou WIFI. Por isso, ao usar o antivírus, procure habilitar também as opções de “escaneamento de rede”. Um vírus no roteador tem aceso a todos os dispositivos ligados a ele via WIFI.

10. “Não se lembre de mim”:

Ao acessar qualquer conta pessoal em computadores de terceiros, nunca deixe marcada aquela caixinha “Lembre-se de mim” que vem logo abaixo dos campos de senha. Caso contrário, aquele computador terá acesso permanente à sua conta até que a senha seja alterada.

11. Cuidado no uso e proteção do celular:

Prefira smartphones com acesso de segurança via impressão digital. Não permita que crianças utilizem estes aparelhos para se divertir e, principalmente, não desative os bloqueios de segurança para que elas possam acessar tudo sem “azucrinar a paciência”. Isso é tão perigoso quanto comum hoje em dia. Habilite também as opções de localização e bloqueio do celular para o caso de ser roubado.