Ícone - Data de Publicação 01/02/2022      Ícone - Autor CDL BM

Foto - Barra Mansa divulga pesquisa e investimentos sobre as vendas do Natal 2021 na cidade

Nos últimos dois anos, com a pandemia da Covid-19, o desafio das entidades representativas do setor produtivo não tem sido pequeno. E fortalecer as empresas, preservar empregos e estimular o empreendedorismo em Barra Mansa tem sido uma missão constante da CDL Barra Mansa. Afinal, os dados mostram cada vez mais a força das micro e pequenas empresas no estado do Rio.

Segundo pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia, a maioria dos postos de trabalho criados em agosto de 2021 no Brasil foi gerada pelas micro e pequenas empresas. Das 372,2 mil vagas abertas no mês, os pequenos negócios foram responsáveis por 265,1 mil, o que representa sete em cada dez empregos gerados no período.

O setor de serviços lidera a pesquisa, com 46% das vagas criadas por micro e pequenas empresas, totalizando 119,3 mil contratações. O número representa quase o dobro dos trabalhadores admitidos em agosto pelas médias e grandes companhias do setor. Em seguida, vêm comércio, com 69,8 mil empregos.

“Considerando que o município de Barra Mansa tem sua força econômica na grande presença de micro e pequenas empresas, os números são motivos de comemoração, pois aqui na cidade 60% da geração de emprego e renda vem do nosso comércio. Daí a importância de estarmos em constante ação de respaldo e base o empresário que faz com que seu negócio gire a economia local”, afirma o presidente da CDL Barra Mansa Leonardo dos Santos.

Para mostrar a importância de ser uma entidade parceira do empresário e acredita que o fomento da economia reflete também nas condições e melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo, a CDL Barra Mansa investiu fortemente em ações de marketing e decoração natalina no mês de dezembro, em vistas à maior data comemorativa do calendário comercial, o Natal.

A entidade investiu cerca de R$ 300 mil para realizar o projeto Natal Luz & Magia, decorando o município em diversos pontos da cidade, com muitas luzes e peças natalinas. Paralela à essa ação – feita em parceria com as entidades Aciap e Sicomércio com apoio da Prefeitura Municipal, a CDL investiu e lançou a grande Campanha Natal Premiado que foi promovida gratuitamente para o associado, e que envolveu centenas de lojas associadas, premiando com um carro Gol Okm, duas motos elétricas e cinco bicicletas.

*Pesquisa do Natal em Barra Mansa*

Em janeiro de 2021, a CDL Barra Mansa promoveu junto aos seus associados uma pesquisa sobre as vendas no mês de dezembro.

Os resultados foram apresentados na primeira reunião de diretoria da entidade que aconteceu no dia 28 de janeiro.

Quando questionados sobre as vendas comparadas com 2020, 38% disseram que foram melhores e 38% acreditaram que foram iguais. Para 24% dos entrevistados, as vendas em 2021 foram piores em 2021.

Já sobre as expectativas dos empresários para esse ano de 2022, 62,6% acreditam que as expectativas são boas e 33,3% apostam em ótimos resultados para esse ano.

Em relação à Campanha Natal Premiado da CDL BM, 96% dos entrevistados participaram da campanha e esse mesmo número praticamente se sente representado pela entidade. Dos entrevistados, 79,8% disseram que essa ação da entidade ajuda a aumentar as vendas.

“O propósito de nossa gestão e a missão da nossa entidade continua cada vez mais firmes em promover o ambiente de negócios favorável com desenvolvimento socioeconômico da sociedade. Sabemos que com união, fazemos a diferença para nosso setor e para quem aqui trabalha e vive. Sabemos que ações como essas atraem o consumidor para nossa cidade, incentiva quem está no dia a dia trabalhando no comércio e assim envolvemos toda a população que diariamente nos prestigia. O comércio de Barra Mansa tem sua tradição devido à diversidade e qualidade que ele proporciona em diversos segmentos. Uma força local que se destaca na região e queremos continuar fazendo o papel – por meio de tantas ações que a CDL promove e investimentos planejados pela entidade mediante à uma previsão orçamentária e parcerias – para que Barra Mansa seja um lugar para empreender e viver”, finaliza o presidente da CDL BM.